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Celular é fonte de renda para pequenos negócios. Sebrae tem guia e cursos para orientar sobre uso das redes

  • Postada em : 18/06/2025

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A presença digital é fundamental para o sucesso das empresas. E os pequenos negócios têm observado este comportamento e utilizado o celular como uma das principais ferramentas para faturar mais e crescer. É o que aponta levantamento da HostGator, no qual 45% dos entrevistados planejam intensificar a produção de conteúdo para as redes sociais utilizando o smartphone.

O dado acompanha a análise realizada pelo Sebrae na 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, que mostrou que 72% dos empreendedores vendem utilizando redes sociais, aplicativos ou a internet. A pesquisa do Sebrae também apontou que o WhatsApp (81%) e o Instagram (60%) são as redes sociais com maior engajamento de empreendedores. Pensando nisso, a entidade elaborou o Guia de Vendas para as Redes Sociais com uma série de conteúdos sobre as ferramentas oferecidas pelas plataformas e a melhor forma de utilizá-las.

Acesse o Guia de Vendas para as redes sociais
As plataformas digitais são um vasto campo de oportunidades. O Instagram, por exemplo, é uma rede social criada para relacionamento, com grande potencial para vendas. Por apresentar uma infinidade de informações diversificadas, é fundamental produzir um conteúdo que seja realmente diferenciado, que desperte genuinamente o interesse de compra nos usuários.

Janaina Camilo, especialista em Mercados e Transformação Digital do Sebrae.

Além da produção de conteúdo, o levantamento da HostGator detecta que cerca de metade dos entrevistados aponta a falta de conhecimento técnico como o principal desafio enfrentado no ambiente digital.

Capacitação

Para levar conhecimento para os empreendedores, o Sebrae disponibiliza uma série de cursos gratuitos. Uma dessas ações é o UP Digital, que é realizado ao longo de duas semanas de imersão no mundo do empreendedorismo com mentorias particulares e aulas ao vivo. O programa é voltado para todos os setores, segmentos e portes – microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

Na jornada de Marketing Digital, o empreendedor vai descobrir quem é o seu cliente e como ele chega ao seu negócio; como se posicionar nos canais digitais; como criar conteúdo autêntico e com baixo custo; usar as redes sociais para vender mais; faturar em marketplaces; e monitorar e melhorar seus resultados.

Fonte: Agência Sebrae

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